Em nossa Escola, valorizamos todas as formas de expressão e arte, reconhecendo-as como fundamentais para a educação. Elas representam momentos de aprendizagem que extrapolam as atividades escolares e compõem as experiências que enriquecerão as bagagens dos nossos alunos, tanto em suas vivências pessoais, quanto profissionais. Tais vivências são tanto mais ricas quanto mais contextualizadas ao cotidiano e aos conteúdos curriculares estudados. Essas atividades ajudam a desenvolver o senso de prioridade e a organização, além do compromisso do aluno com o sucesso acadêmico. Além disso, favorecem o aprimoramento das inteligências dedutiva, lógica e emocional.
Desenvolvemos aulas revisionais e projetos personalizados com o intuito de reforçar o suporte aos alunos que necessitam de orientação mais especializada ou que desejam aprimorar sua bagagem de conhecimentos. Essas iniciativas são desenhadas para atender às necessidades individuais dos estudantes, proporcionando uma base sólida para o sucesso acadêmico.
Nas aulas integradas, os alunos têm a oportunidade de construir, expandir e aprimorar sua visão de mundo sob a orientação simultânea de dois ou mais professores.
Nossos professores encontram-se à disposição dos alunos, por meio de projetos variados, em horários inversos aos de aula, visando sanar dúvidas, auxiliar na execução das atividades propostas e nas trilhas do conhecimento, bem como para estimular e aprimorar os estudos. Essa iniciativa assegura um acompanhamento acadêmico eficaz e adaptado às necessidades de cada aluno.
Desenvolvemos aulas revisionais e projetos personalizados com o intuito de reforçar o suporte aos alunos que necessitam de orientação mais especializada ou que desejam aprimorar sua bagagem de conhecimentos. Essas iniciativas são desenhadas para atender às necessidades individuais dos estudantes, proporcionando uma base sólida para o sucesso acadêmico.
Nas aulas integradas, os alunos têm a oportunidade de construir, expandir e aprimorar sua visão de mundo sob a orientação simultânea de dois ou mais professores.
Nossos professores encontram-se à disposição dos alunos, por meio de projetos variados, em horários inversos aos de aula, visando sanar dúvidas, auxiliar na execução das atividades propostas e nas trilhas do conhecimento, bem como para estimular e aprimorar os estudos. Essa iniciativa assegura um acompanhamento acadêmico eficaz e adaptado às necessidades de cada aluno.
O aluno recebe acompanhamento individualizado de um profissional especializado, que os ajuda a explorar dúvidas e anseios relacionados à carreira. Vale ressaltar que o processo de autoconhecimento é gradual e complexo, assim como a definição de suas escolhas profissionais. Esse acompanhamento essencial é desenvolvido de forma progressiva ao longo do Ensino Médio, garantindo um suporte contínuo e adaptado às necessidades de cada estudante.
O aluno recebe acompanhamento individualizado de um profissional especializado, que os ajuda a explorar dúvidas e anseios relacionados à carreira. Vale ressaltar que o processo de autoconhecimento é gradual e complexo, assim como a definição de suas escolhas profissionais. Esse acompanhamento essencial é desenvolvido de forma progressiva ao longo do Ensino Médio, garantindo um suporte contínuo e adaptado às necessidades de cada estudante.
Parte integrante do calendário bimestral do Colégio, esta ação é realizada em colaboração com o sistema educacional adotado e inclui provas específicas destinadas a alunos do Ensino Médio e pré-vestibulandos. Sua finalidade é simular as condições reais do ENEM e dos principais vestibulares do país, não só no que se refere aos conteúdos, como também a forma de apresentação, a tipologia de questões, a divisão de assuntos e a gestão do tempo. A análise dos resultados desses simulados possibilita o aprimoramento contínuo e/ou a redefinição dos planos de estudos, visando otimizar o desempenho dos alunos nos exames oficiais.
O aluno é acompanhado pela Equipe em várias provas de vestibulares e sistema seriado ao longo do Ensino Médio. Esse suporte é determinante para garantir a segurança e o amparo da Escola, tão necessários e fundamentais no momento decisivo de suas carreiras acadêmicas e profissionais.
Parte integrante do calendário bimestral do Colégio, esta ação é realizada em colaboração com o sistema educacional adotado e inclui provas específicas destinadas a alunos do Ensino Médio e pré-vestibulandos. Sua finalidade é simular as condições reais do ENEM e dos principais vestibulares do país, não só no que se refere aos conteúdos, como também a forma de apresentação, a tipologia de questões, a divisão de assuntos e a gestão do tempo. A análise dos resultados desses simulados possibilita o aprimoramento contínuo e/ou a redefinição dos planos de estudos, visando otimizar o desempenho dos alunos nos exames oficiais.
O aluno é acompanhado pela Equipe em várias provas de vestibulares e sistema seriado ao longo do Ensino Médio. Esse suporte é determinante para garantir a segurança e o amparo da Escola, tão necessários e fundamentais no momento decisivo de suas carreiras acadêmicas e profissionais.
Esta atividade proporciona aos alunos a oportunidade de sair do ambiente escolar para estudar "in loco" uma variedade de objetos de conhecimento. Esse tipo de atividade propicia a interdisciplinaridade, enriquece a interação entre diferentes áreas do saber e favorece a integração entre o grupo de alunos e a relação professor-aluno.
Este projeto oferece aos alunos a oportunidade de criar e reescrever textos, com base em correção individualizada. O objetivo é desenvolver técnicas e habilidades que aprimorem a capacidade de produzir textos mais críticos, criativos, estética e gramaticalmente corretos.
Na escola, priorizamos a psicomotricidade para desenvolver crianças emocionalmente equilibradas, conscientes de seus corpos e capacitadas cognitivamente, afetivamente e fisicamente.
Esta atividade proporciona aos alunos a oportunidade de sair do ambiente escolar para estudar "in loco" uma variedade de objetos de conhecimento. Esse tipo de atividade propicia a interdisciplinaridade, enriquece a interação entre diferentes áreas do saber e favorece a integração entre o grupo de alunos e a relação professor-aluno.
Este projeto oferece aos alunos a oportunidade de criar e reescrever textos, com base em correção individualizada. O objetivo é desenvolver técnicas e habilidades que aprimorem a capacidade de produzir textos mais críticos, criativos, estética e gramaticalmente corretos.
Na escola, priorizamos a psicomotricidade para desenvolver crianças emocionalmente equilibradas, conscientes de seus corpos e capacitadas cognitivamente, afetivamente e fisicamente.
Esta iniciativa permite que os alunos explorem uma variedade de tipos de textos de diversos autores, contando com múltiplos recursos para a transposição de ideias na construção de textos, conceitos ou mensagens. A metodologia adotada promove o desenvolvimento de leitores dinâmicos, diferenciados e, principalmente, mais maduros e críticos.
Esta iniciativa permite que os alunos explorem uma variedade de tipos de textos de diversos autores, contando com múltiplos recursos para a transposição de ideias na construção de textos, conceitos ou mensagens. A metodologia adotada promove o desenvolvimento de leitores dinâmicos, diferenciados e, principalmente, mais maduros e críticos.
Num mundo cada vez mais conectado, a diversidade é crucial. Aprender um novo idioma expande horizontes, possibilitando o acesso a diversas culturas e conhecimentos.
Na jornada de ensinar e aprender, é essencial ter ferramentas adequadas e pessoas que valorizem o crescimento coletivo, promovendo uma missão compartilhada de evolução mútua.
Num mundo cada vez mais conectado, a diversidade é crucial. Aprender um novo idioma expande horizontes, possibilitando o acesso a diversas culturas e conhecimentos.
Na jornada de ensinar e aprender, é essencial ter ferramentas adequadas e pessoas que valorizem o crescimento coletivo, promovendo uma missão compartilhada de evolução mútua.
Trata-se da primeira metodologia utilizada no Brasil para ensinar crianças e jovens a identificar riscos, prevenir acidentes e salvar vidas. Questões de segurança são abordadas em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focando em conteúdos de prevenção e primeiros socorros dentro do ambiente escolar.
Trata-se de um processo por meio do qual as pessoas adquirem conhecimentos e habilidades específicas, que lhes permitam o autoconhecimento, o alcance de metas, a ampliação da perseverança, a atenção para situações de risco, o estabelecimento de bons relacionamentos e escolhas prudentes. As pesquisas sobre processos de aprendizagem socioemocional reconhecem 4 grandes temas em programas que objetivam o desenvolvimento dessas competências. Assim, nossas metas para a Educação socioemocional são: • Conhecer as emoções; • Regular as emoções; • Relacionar-se com os outros; • Fazer escolhas mais assertivas. As competências se agrupam em cinco grandes famílias: autogestão, abertura ao novo, modulação emocional, engajamento com os outros e amabilidade. Todas elas podem ser desenvolvidas ao longo da vida, em contextos formais e informais de convivência.
A Educação Financeira trata-se de uma abordagem diferenciada, que vai além das planilhas e cálculos matemáticos, abarcando temas atuais como sustentabilidade, consumo consciente, empreendedorismo, dentre outros, articulado aos chamados temas transversais (Educação ambiental e Educação para o consumo; Trabalho; Educação Financeira e Educação Fiscal; Saúde e Educação Alimentar e Nutricional). Nosso projeto de Educação Financeiro está dividido em seis eixos temáticos: Família, Diversidade, Sustentabilidade; Empreendedorismo; Autonomia e Cidadania, que, por sua vez, dialoga com os pilares da educação mundial no século XXI, que são: Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer e Aprender a Aprender.
Trata-se da primeira metodologia utilizada no Brasil para ensinar crianças e jovens a identificar riscos, prevenir acidentes e salvar vidas. Questões de segurança são abordadas em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focando em conteúdos de prevenção e primeiros socorros dentro do ambiente escolar.
Trata-se de um processo por meio do qual as pessoas adquirem conhecimentos e habilidades específicas, que lhes permitam o autoconhecimento, o alcance de metas, a ampliação da perseverança, a atenção para situações de risco, o estabelecimento de bons relacionamentos e escolhas prudentes. As pesquisas sobre processos de aprendizagem socioemocional reconhecem 4 grandes temas em programas que objetivam o desenvolvimento dessas competências. Assim, nossas metas para a Educação socioemocional são: • Conhecer as emoções; • Regular as emoções; • Relacionar-se com os outros; • Fazer escolhas mais assertivas. As competências se agrupam em cinco grandes famílias: autogestão, abertura ao novo, modulação emocional, engajamento com os outros e amabilidade. Todas elas podem ser desenvolvidas ao longo da vida, em contextos formais e informais de convivência.
A Educação Financeira trata-se de uma abordagem diferenciada, que vai além das planilhas e cálculos matemáticos, abarcando temas atuais como sustentabilidade, consumo consciente, empreendedorismo, dentre outros, articulado aos chamados temas transversais (Educação ambiental e Educação para o consumo; Trabalho; Educação Financeira e Educação Fiscal; Saúde e Educação Alimentar e Nutricional). Nosso projeto de Educação Financeiro está dividido em seis eixos temáticos: Família, Diversidade, Sustentabilidade; Empreendedorismo; Autonomia e Cidadania, que, por sua vez, dialoga com os pilares da educação mundial no século XXI, que são: Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer e Aprender a Aprender.
O teatro na Escola não apenas desenvolve habilidades relacionadas à memória e à disciplina, mas também serve como um facilitador de relacionamentos e ainda como um exercício de autoconhecimento. Isso ocorre porque os alunos são desafiados a assimilar e interpretar o caráter de personagens cujas atitudes e posicionamentos muitas vezes divergem de suas próprias características pessoais.
O teatro na Escola não apenas desenvolve habilidades relacionadas à memória e à disciplina, mas também serve como um facilitador de relacionamentos e ainda como um exercício de autoconhecimento. Isso ocorre porque os alunos são desafiados a assimilar e interpretar o caráter de personagens cujas atitudes e posicionamentos muitas vezes divergem de suas próprias características pessoais.
O xadrez é muito mais do que um simples entretenimento; é um esporte fascinante que desafia a mente. Como atividade lúdica, desempenha um papel determinante no desenvolvimento social e no aprimoramento de habilidades intelectuais de seus praticantes. Comprovadamente aumenta a capacidade criativa, a concentração, o raciocínio mental e crítico, a memória e o rendimento acadêmico. Também aprimora a solução de problemas, enriquece culturalmente, eleva a maturidade intelectual, a autoestima, o desempenho em exames e fomenta uma gama diversificada de outras habilidades.
A dança é uma atividade que desenvolve a disciplina, o senso de desafio e de superação pessoal. Ela desenvolve a sincronia e o comprometimento com o grupo, além de ser uma poderosa e inegável forma de expressão e autoconhecimento. A prática da dança não apenas fortalece o corpo físico, mas também permite aos alunos a exploração e a expressão das suas emoções, de maneira profunda e significativa.
O xadrez é muito mais do que um simples entretenimento; é um esporte fascinante que desafia a mente. Como atividade lúdica, desempenha um papel determinante no desenvolvimento social e no aprimoramento de habilidades intelectuais de seus praticantes. Comprovadamente aumenta a capacidade criativa, a concentração, o raciocínio mental e crítico, a memória e o rendimento acadêmico. Também aprimora a solução de problemas, enriquece culturalmente, eleva a maturidade intelectual, a autoestima, o desempenho em exames e fomenta uma gama diversificada de outras habilidades.
A dança é uma atividade que desenvolve a disciplina, o senso de desafio e de superação pessoal. Ela desenvolve a sincronia e o comprometimento com o grupo, além de ser uma poderosa e inegável forma de expressão e autoconhecimento. A prática da dança não apenas fortalece o corpo físico, mas também permite aos alunos a exploração e a expressão das suas emoções, de maneira profunda e significativa.
Se, popularmente, usamos muitas vezes a expressão “a primeira impressão é a que fica”, em analogia, podemos dizer que uma boa adaptação é responsável por “abrir portas” para relacionamentos positivos, seja para o compartilhamento das conquistas ou para o enfrentamento das dificuldades e dos obstáculos que possam surgir no caminho. Desse modo, as expectativas das famílias, dos alunos e da Escola devem ser tratadas com respeito, por meio de atitudes e olhar diferenciado, em prol do bem-estar do aluno e do seu desenvolvimento global.
A apresentação desse idioma inicia-se no Maternal I e estende-se para as séries subsequentes de forma mais intensiva, com 4 a 5 aulas semanais até o 5º ano. A metodologia adotada é espiralada, de modo a favorecer a abstração progressiva do idioma, de maneira gradativa e contínua. Esse projeto possibilita a aquisição de novas culturas, de variados conhecimentos e da abertura para a compreensão do novo que permeia as relações e a necessária inserção no mundo globalizado e no mundo do trabalho.
Esse projeto representa um movimento edificante das ciências da natureza em que o aluno explora, experimenta e é encorajado a descobrir o mundo, por meio de prismas científicos. O incentivo ao conhecimento e ao respeito à vida no planeta, a compreensão das leis que regem seu funcionamento e a incorporação do pensamento formal, à luz da razão e das grandes descobertas, são os focos norteadores desse projeto. Ele também estimula novas e contínuas aprendizagens e alimenta a curiosidade intelectual e a sede de conhecimento dos estudantes. Há muito a descobrir. Há muito a aprender! E o melhor: Há muito prazer e alegria em fazer tudo isso!
Trata-se de um poderoso instrumento de formação humana. A musicalização desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora e a sociabilização. Além disso, melhora a acuidade auditiva, o respeito por si mesmo e pelo grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal e o equilíbrio emocional, dentre outras qualidades que colaboram significativamente para a formação integral do indivíduo.
Esse projeto representa um movimento edificante das ciências da natureza em que o aluno explora, experimenta e é encorajado a descobrir o mundo, por meio de prismas científicos. O incentivo ao conhecimento e ao respeito à vida no planeta, a compreensão das leis que regem seu funcionamento e a incorporação do pensamento formal, à luz da razão e das grandes descobertas, são os focos norteadores desse projeto. Ele também estimula novas e contínuas aprendizagens e alimenta a curiosidade intelectual e a sede de conhecimento dos estudantes. Há muito a descobrir. Há muito a aprender! E o melhor: Há muito prazer e alegria em fazer tudo isso!
Trata-se de um poderoso instrumento de formação humana. A musicalização desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora e a sociabilização. Além disso, melhora a acuidade auditiva, o respeito por si mesmo e pelo grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal e o equilíbrio emocional, dentre outras qualidades que colaboram significativamente para a formação integral do indivíduo.
Elevando Conhecimento, Forjando Futuros.
Onde a Excelência da Equipe Pedagógica Transforma Potenciais em Realidade!
Os eventos são planejados para enriquecer a experiência educacional e formativa dos nossos alunos, promovendo habilidades em diversas áreas e fortalecendo a comunidade escolar.
Conheça um pouco mais dos eventos realizados pelo Colégio Fênix
Incentivamos o aluno em direção à excelência, mantendo-o como seu próprio ponto de referência, confiando na capacidade humana e na capacidade contínua de superação. Além de reconhecer o poder motivacional e a força intrínseca de cada indivíduo, impulsionando progressos e conquistas elevadas constantes.